sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cientistas usam a pior forma possível de criar um dente do zero

Uma boa higiene bucal é sempre necessária, mas às vezes não é suficiente para manter os dentes na boca. Enquanto algumas promessas da ciência, como dentes à prova de cáries, esmalte artificial e outras maravilhas não se tornam realidade, os cientistas estão inventando formas de recriar dentes.
Uma destas formas foi publicada no Cell Regeneration Journal, um estudo feito pelo Guangzhou Institutes of Biomedicine and Health que descobriu que a urina – isto mesmo, urina – pode ser usada como fonte viável de células-tronco, que por sua vez podem ser cultivadas para formar pequenas estruturas na forma de dentes.

As células perdidas na urina não são células-tronco, mas podem ser convertidas em células pluripotentes, as chamadas iPSCs (“induced pluripotent stem cell”, célula tronco pluripotente induzida). Ao forçar as iPSCs a se tornar células epiteliais (que vão se tornar o esmalte), e células mesenquimais (que irão compor a dentina, o cemento e a polpa), o Dr. Duanqing Pei, da Academia Chinesa de Ciências, conseguiu criar estas estruturas.

Depois de criar estas células, a equipe do Dr. Pei implantou uma mistura deles, usando células mesenquimais do rato. Três semanas depois, estava formada uma estrutura semelhante a um dente.


Mas terminam aí as boas notícias. Segundo os autores, “o método tem suas limitações – envolve células de rato, tem uma taxa de sucesso de cerca de 30%, e as estruturas tinham apenas um terço da dureza dos dentes humanos”.
Então, apesar das estruturas conterem polpa dental, dentina, espaço do esmalte e órgão do esmalte, elas não constituem um substituto viável para os dentes. Segundo o professor Chris Mason, pesquisador de células-tronco do University College London, isto não é surpresa, visto que a urina humana é, provavelmente, o pior local para coletar células.

Além de ser um dos piores lugares para captar células, a urina também é fonte de contaminação bacteriana, então é pouco provável que dentes substitutos sejam feitos daí. O remédio por enquanto continua sendo a prevenção, então continuem a escovar os dentes. [Gizmodo, Cell Regeneration Journal]

hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário